quarta-feira, 27 de maio de 2009

Poesias / 2ª Série

arca_de_noe

Com a turma da 2ª Série tenho feito um trabalho com as poesias do livro e cd de mesmo nome “A Arca de Noé”. São poesias infantis do poetinha (como é conhecido Vinícius de Moraes), que falam principalmente sobre animais. São ritmícas e todas elas possuem a versão cantada, que é um belo CD de canções infantis que não se perde no tempo, musicado por nomes consagrados da música popular brasileira, como o próprio Vinícius e Toquinho. As canções são interpretadas por Ney Matogrosso, Marina Lima, Alceu Valença, Fábio Júnior, Chico Buarque, Milton Nascimento, Boca Livre e outros que dão vida aos personagens da Arca de uma maneira toda especial.

Os alunos estão fazendo uma pesquisa sobre a vida de Vinicíus de Moraes e realizando anotações. Cada aluno recebeu uma poesia para decorar como lição de casa. Tão logo estejam recitando com destreza, iremos registrar em vídeo que será posteriormente editado e convidaremos as outras séries para assistirem e apreciarem um pouco da poesia desse poeta que é, indubitavelmente, um dos melhores de todos os tempos.

A poesia é uma arte que sensibiliza, que envolve, tem ritmo, tem métrica, desperta o imaginário e a leitura é sempre uma fonte inesgotável de prazer.

Demos início às gravações dos vídeos com os alunos que já decoraram. Fiquei muito satisfeita com o entusiasmo dos alunos, motivados principalmente pela ideia de que o vídeo será apresentado no telão para as outras séries e ficaram encantados com a possibilidade de se verem em cena.

Ajudei os alunos que ainda não conseguiram decorar, dizia a frase e eles repetiam. O processo de decorar é exaustivo, mas é muito compensador quando depois de algumas tentativas se tem o texto na ponta da língua. Para aqueles que costumam dizer “não posso, não consigo, não sei” é uma oportunidade para que reflitam que o impossível, na maioria das vezes, está na cabeça de quem nisso acredita. Com dedicação, esforço e vontade se é capaz de transpor os obstáculos que nos separam do conhecimento.

Os créditos desse trabalho dedico a Professora Janaína, de Tijucas (SC), que me relatou a experiência realizada com sua turma e que me inspirou a realizá-lo aqui também, alterando algumas situações e adaptando à nossa realidade.

"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."
(James Russell Lowell)