segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pesquisas/ 4ª Série

A 4ª Série está fazendo pesquisas sobre a cidade para postarmos no blog para que as crianças de Tijucas (SC) conheçam o local em que vivemos.

Desabafo: A gente se empenha em oferecer uma atividade diferente usando o recurso da comunicação através da internet, faz um cronograma de tudo que será feito, faz uma super apresentação utilizando recursos audiovisuais que levam horas para serem preparados em casa (quando eu poderia estar descansando ou fazendo coisas pra mim mesma) e o retorno é tão ínfimo. Não cabe aqui dizer que não é interessante porque não faz parte da realidade do aluno, porque faz. As pesquisas são relacionadas à cidade em que vivem e embora sei que já tenham feito um trabalho semelhante em classe, há uma intenção didática bem definida: a postagem na internet com o objetivo de mostrarmos a cidade para os alunos que são nossos parceiros de projeto e que residem em outro estado. Não é interessante também saber sobre uma outra região do Brasil? Não é interessante ir além dos muros da escola como a internet nos possibilita? E me pergunto: Onde estou errando? Muitos simplesmente não se preocupam com as tarefas de pesquisa, não se mostram motivados, enfim… não entram no clima de compromisso necessário para aprender. Tantas coisas gostaria de mostrar e me sinto desestimulada pela falta de interesse que demonstram… Não me refiro a todos, mas à maioria, o que não muda muita coisa.

A avaliação leva em conta principalmente a participação do aluno e já adianto que nesse bimestre vai chover de nota vermelha.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.