sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dicas - Skydrive – Windows Live

Por Alda Cavalcante Bezerra

O serviço SkyDrive do Windows Live é um eficiente meio de compartilhamento de arquivos entre usuários da rede. Nele você pode “upar” os seus arquivos, ou seja, enviá-los para esse espaço de armazenamento. Os arquivos ficam armazenados nesse servidor e você pode enviar o link para que seus amigos possam baixá-los. É um espaço d 25 GB, onde você pode ordenar os arquivos em pastas. Eles ficarão visíveis a quem você permitir. Se desejar compartilhar com a rede toda, você os aloca na pasta “public”. Se é preferencialmente para ser visto por um determinado grupo ou uma só pessoa, você edita as permissões individualmente.

Onde encontro o SkyDrive? Ele é um serviço do Windows Live e você o acessa através da sua conta de email do hotmail. Para isso, basta logar na sua conta de email com seu usuário comum (seuendereço@hotmail.com). Ao entrar, como observa-se na imagem, temos diversos menus de opções e  que nos interessa para o momento é “Mais”. Dá um clique sobre essa opção e aparecerá diversas ferramentas. Vamos clicar em SkyDrive.

Pronto, você está no seu ambiente de compartilhamento e poderá criar pastas e enviar arquivos para a mesma criando seu espaço e compartilhando assim os documentos e arquivos que deseja.

Create folder – Opção para criar nova pasta.

Add Files – Opção para adicionar arquivos.

Todos os arquivos que você colocar na pasta Public poderão ser acessados por qualquer pessoa na internet. Esteja certo de que deseja essa opção.

Options – Você muda a aparência da sua tela, a linguagem exibida. A minha aparece em inglês como nota-se, mas você pode trocar a sua para português ou a língua que desejar.

Vamos entrar na pasta Public. Para isso, só dar um clique sobre ela. Para começar a adicionar arquivos você clica em Add files. Para criar pasta, clica em Create folder.

Clicando em Add files, irá aparecer uma janela como esta abaixo se você estiver usando o navegador internet explorer. Drop files here significa: arraste seus arquivos para cá. Então você irá abrir o local em seu computador onde se encontram os arquivos que deseja compartilhar. Arraste-os para esse espaço e feito isso clique em upload. Só aguardar uns minutos e a transferência estará concluída.

Se você está inscrito na rede do Windows Live, automaticamente será exibida uma informação de que você atualizou seus arquivos e seus amigos poderão acessá-los. Isto, se os arquivos tiverem classificação livre dando liberdade a todos de visualizá-los. Caso contrário, aparecerá o aviso somente à(s) pessoa(s) que você editou a permissão. Para notificar pessoalmente que você disponibilizou arquivos, envie a URL para seus amigos. Para isso, basta somente copiar o endereço web na sua barra de endereços do navegador e enviar aos amigos por e-mail, na janela do messenger, scraps do orkut, etc.

Você leu, leu e não entendeu a utilidade desse recurso? Vou esclarecer melhor suas utilidades:

- Compartilhar fotos, documentos, pequenos programas, músicas e etc com quem você desejar de maneira fácil. (Você envia os arquivos para o servidor SkyDrive e seu amigo pode acessar onde quer que esteja.

- Fazer um backup para proteger seus arquivos. Já pensou se seu computador pega um vírus daqueles que não permite nem ligá-lo? Ufa, você tem uma cópia dos arquivos salvos neste servidor e eles estarão lá depois que você formatar a máquina e quiser resgatá-los.

Outras vantagens, você mesmo descubra! Recomendo!

"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.