sábado, 29 de agosto de 2009

Vamos fazer arte na sala de informática/ 2ª Série

Em conversas com os alunos da 2ª série, fiz a feliz descoberta da veia artística de alguns alunos que acaba por contagiar a sala toda. Depois da apresentação das poesias “A Arca de Noé”, os alunos se empolgaram com atividades em que possam se expressar artisticamente; desta vez é o teatro, as histórias que tem mexido com a imaginação deles. Pois bem, também adoro as manifestações artísticas e já que o interesse surgiu, nada mais interessante do que incentivar e pôr em prática uma experiência nova com a turma.

Estamos em fase de criação onde todos participam. Vamos decidir qual será a apresentação que iremos montar. Detalhe que  ideia surgiu a partir de uns livros com fantoches que começaram a manusear e lançar ideias soltas do que poderia ser feito com aquele material. Agora estamos analisando se montaremos uma pecinha com fantoches ou se eles mesmos encenarão uma peça ou musical. O mais legal de tudo isso é que os olhos deles brilham de animação, já se imaginam apresentando para as outras turmas e fazendo sucesso.

Aí talvez você pense, mas não é aula de informática? O que uma peça de teatro tem a ver com isso? Bem, a informática é nossa fonte de pesquisa, onde podemos encontrar as músicas, os textos para dramatização, vídeos… e assim desenvolver um trabalho diferenciado e interdisciplinar com os alunos, resgatando a nossa cultura, criando a partir dela, sendo produtores de conhecimento.

Como professora, gosto de dar asas à imaginação e quando percebo que surge uma ideia boa que pode ser posta em prática, incentivo e ajudo a alicerçá-la, levando sempre em conta o processo de criação do aluno e esta turma é bastante criativa.

Uma ideia cotada para encenação é o Sitio do Pica Pau Amarelo… de repente um musical ou algumas cenas. Estudaremos nas próximas aulas. Uma aluna irá trazer um DVD do programa, iremos assistir e rascunhar um projeto colaborativo. Tenho certeza que vai render algo bastante surpreendente pelos nossos pequenos grandes talentos!

Seleção de alguns vídeos para analisarmos:

 "Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas, e outros sem." (Khalil Gibran)

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.