domingo, 20 de dezembro de 2009

Como criar formulário de avaliação no google docs

O Google Docs é uma ferramenta muito útil desenvolvida pelo Google, onde a partir de qualquer computador com acesso a internet você poderá acessar os seus documentos: planilhas, apresentações, textos onde quer que você esteja.
Você também pode criar o documento no próprio site e editá-lo quando desejar. Ainda pode exportar o arquivo em formato texto, csv, HTML, pdf. E se já tem o documento criado, poderá fazer upload, armazenando-o no site e tendo acesso a ele em qualquer computador conectado a rede.
Facilita muito o dia-a-dia do professor, do aluno e de qualquer profissional que trabalhe com criação e edição de documentos e precisa ter acesso a ele com facilidade.
Para utilizá-lo, basta que você tenha uma conta no gmail (é grátis), acesse a página http://docs.google.com , entre como usuário e senha e pronto. Vamos utilizar.
Neste caso, vamos criar um formulário de avaliação para aplicar aos alunos e obter os resultados de como se saíram na prova.
Na planilha que iremos elaborar, você poderá ter a visão geral dos resultados, inclusive um gráfico apontando a quantidade de acertos obtidos.
Vantagens:
clip_image001 Você estará contribuindo com o planeta na medida em que vai diminuindo a utilização de papel impresso e usando a tecnologia para realizar a mesma coisa. No final, menos papel para ir para o lixo.
clip_image001[1] A forma de visualizar os resultados é muito prática. Fica tudo armazenado na planilha, então é muito simples de se verificar.
Justificativa:
Hoje em dia temos tantas ferramentas interativas que facilitam o dia-a-dia que convém estarmos familiarizados com elas e utilizá-las da melhor maneira possível.
Objetivos gerais:
Criar um formulário para avaliação de conteúdo aplicado.
Objetivos específicos:
clip_image001[2] Utilizar as ferramentas grátis oferecidas por sites especializados na internet promovendo uma maneira interativa de avaliar;
clip_image001[3] Oferecer aos alunos uma maneira alternativa de ser avaliado, condizente com a atualidade, que é cada vez mais dependente da tecnologia.
Desenvolvimento:
clip_image001[4] Vamos entrar na página http://docs.google.com
Aparece uma tela como essa:
clip_image001[5] Observando a imagem, onde temos E-mail, no canto direito, inserimos nosso e-mail “gmail” e abaixo introduzimos a senha. Clicar em login.
clip_image001[6] Se você não tem uma conta do Google (gmail) você clica onde está escrito “iniciar” e cria a conta para realizar os procedimentos descritos abaixo.
clip_image001[7] Clica em “login”.
Pronto, estamos na página inicial onde você poderá criar o formulário.
clip_image001[8] Clicar em “Criar novo”. Irá aparecer as opções abaixo:
clip_image001[9] Como queremos criar um formulário, clique em “Spreadsheet”.
clip_image001[10] Irá abrir uma planilha, como a do Excel. Procure no menu a opção “Formulário” e clique em “Criar um formulário”.
clip_image001[11] Na nova janela que abre, você começa a preencher os dados do seu formulário. Lembre-se que esta explicação refere-se ao modelo de criação de uma prova.
clip_image001[12] Como vemos na imagem abaixo, começaremos a editar nossas questões da prova.
clip_image001[13] No tipo de pergunta, selecione entre as opções apresentadas. “Texto” irá deixar uma linha em branco a ser preenchida pelo aluno. Útil para que ele preencha informações como nome, por exemplo. “Texto do parágrafo” serve para que apareça uma caixa de texto onde o aluno poderá dar uma resposta dissertativa para a questão. “Múltipla escolha” é para dar alternativas para que o aluno selecione entre uma delas. “Caixas de seleção”, quando a pergunta aceita mais de uma resposta correta. Serve para marcar interesses. “Escolha de uma lista” cria um menu suspenso onde o aluno seleciona entre as alternativas apresentadas. “Escala” permite dar notas para determinado assunto numa escala de 1 a n. E finalmente “Grade” que possibilita selecionar entre várias alternativas a que melhor se enquadra ao seu perfil. Interessante para testes de personalidade, etc.
clip_image001[14] Elaborada a primeira questão, passe para a segunda e vá esquematizando a sua prova.
clip_image001[15] Terminou, clique em salvar e visualize o resultado.
clip_image001[16] O formulário pode ser enviado por e-mail, incorporado a um site ou blog, ou simplesmente acessado através do link onde os alunos poderão respondê-lo.
Todas as respostas aparecerão na planilha, que para acessar é só logar com seu usuário e senha e clicar sobre o nome dela.
A explicação é mais confusa do que utilizar a ferramenta na prática, portanto não convém ficar seguindo o passo-a-passo. Basta simplesmente se aventurar e ir descobrindo as diversas possibilidades que o recurso oferece.
Um pequeno exemplo de formulário criado no Google docs: http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHd6b2ZBXzZMX21JVDlCajFRR2FjeUE6MA
"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." Provérbio chinês

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.