segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Criando texto colaborativo com o Google Docs

Por Alda Cavalcante Bezerra

Apresentação

O Google docs já foi apresentado na atividade anterior, sua utilidade e eficácia já pôde ser comprovada e agora vamos a mais uma possibilidade de trabalhar com ele.

Criar um texto de forma colaborativa pode render muitos frutos e contribuir com a aprendizagem do aluno.

As ideias são várias, mas apresento um resumo das principais e com criatividade se pode ampliá-las e até mesmo surgirem novas, pois a inspiração é uma coisa infinita.

Justificativa:

Atualmente a criação de textos e demais generalidades acontece de forma colaborativa. Alguns escritores inclusive já lançaram livros criados a partir da interação do leitor, que colaborava sugerindo capítulos e desfecho.

A escola precisa acompanhar esses avanços e formar alunos capazes de colaborar, de criar junto. Um meio de trazer esse processo de aprendizagem e interação para a escola é conhecendo as diversas ferramentas oferecidas pelos meios virtuais gratuitos e abertos a todos.

Objetivos gerais:

Criação de texto colaborativo reunindo o conhecimento de várias pessoas em prol de uma produção final de qualidade.

Objetivos específicos:

clip_image001 Aprender a utilizar o Google docs e fazer seu uso a favor da aprendizagem;

clip_image001[1] Produção de texto com tema específico;

clip_image001[2] Despertar o senso colaborativo em prol de um mesmo objetivo;

clip_image001[3] Facilitar a interação professor/aluno e o processo de correção dos textos.

Desenvolvimento:

clip_image001[4] Se você já tem sua conta de e-mail no Google (gmail), basta acessar a página http://docs.google.com, entrar com usuário e senha.

clip_image001[5] No ambiente que surge, vamos clicar em “Document”.

clip_image001[6] Abrirá uma tela similar a um editor de texto conhecido.

clip_image001[7] Neste espaço você e seus alunos darão início à produção textual. Dependendo da faixa etária dos alunos, eles podem ter seus próprios e-mails para acessarem este ambiente. Deste modo podem redigir os textos que virão a ser complementados pelos demais colegas e o professor poderá fazer as devidas intervenções realizando anotações no mesmo.

clip_image001[8] Funciona como um editor de texto comum, o que faz a diferença é que pode ser acessado de qualquer computador que tenha internet. Você compartilha o texto com quem deseja, adicionando o e-mail da pessoa como colaborador. Deste modo, todos produzem acompanhando as ideias do escritor anterior e acrescentando as suas próprias. No final teremos um texto coletivo. Salve, compartilhe com quem e como desejar.

clip_image001[9] Pode ser lançado um tema para ser trabalhado e a partir deste vão pesquisando e registrando as informações encontradas, pode ser uma redação, a escrita de um livro (ficção, romance, receitas, curiosidades). Mais uma vez a criatividade é muito importante para utilizar essa atividade e isto é algo que não falta aos professores, não é mesmo?

"Bondade em balde é devolvida em barril." Provérbio chinês

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.