terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O blog na escola

Por Alda Cavalcante Bezerra

Apresentação

Como já se faz percebido, costumo trabalhar com a internet na sala de informática e extrair o máximo possível de seus recursos.

A internet facilita nos casos em que os computadores já estão ultrapassados, terrivelmente lentos (como é no meu caso) e a instalação de softwares fica totalmente inviável devido aos travamentos que ocasionam, etc.

Na internet se encontra de tudo, o carregamento das páginas é mais leve do que a instalação de programas e tem muitos recursos interessantes que as crianças e jovens adoram mas que não utilizam com propósito educacional.

O blog nada mais é do que um diário virtual, onde qualquer pessoa pode escrever sobre o assunto de seu interesse e disponibilizar o seu conteúdo na internet para ser acessado pelo público em geral.

O blog tem várias finalidades e uma das principais é compartilhar o conhecimento. A maioria dos blogs tem conteúdo que explica os mais variados assuntos. Recorro sempre aos que tratam de tecnologia e com eles aprendo muita coisa, pois quem escreve um blog domina o assunto tratado e, portanto, a aprendizagem é sempre garantida.

Público alvo:

Alunos em fase de alfabetização, alfabetizados, EJA, etc.

Justificativa:

Expressar opiniões, escrever sobre um assunto que domina, publicar suas memórias, criar um cantinho poético, de receitas, etc. Estas são algumas das inúmeras opções que o blog oferece.

Objetivos gerais:

Criar um blog tratando de um tema específico.

Objetivos específicos:

clip_image001 Familiarizar-se com a ferramenta blog de modo a potencializar o uso da internet na educação;

clip_image001[1] Explorar um tema, pesquisá-los em diversas fontes e abordá-lo num diário virtual com atualizações frequentes;

clip_image001[2] Incentivar a leitura e pesquisa como fontes indispensáveis da aquisição do conhecimento;

clip_image001[3] Incentivar a produção textual.

Desenvolvimento:

clip_image001[4] Há vários serviços de blog (blogger, wordpress, UOL blog, etc). Utilizaremos o blogger, um dos mais populares e sem grandes complicações.

clip_image001[5] Acessar https://www.blogger.com/start , clicar em “Criar um blog” e seguir os passos solicitados.

clip_image001[6] Se familiarizar com a estrutura do blog realizando vários testes para ir aprimorando o conhecimento e descobrindo como se utiliza. É fácil, mas é necessária essa exploração inicial.

clip_image001[7] Com o tema selecionado, apresentar o recurso aos alunos (que logo irão ficar hábeis, isso se já não forem) e dar início a produção do material que será postado.

clip_image001[8] Há a possibilidade de inserir texto, imagem, vídeo, links, alterar o layout, acrescentar gadgets para personalizá-lo e tudo isso com certeza os alunos irão adorar.

clip_image001[9] O mais importante é definir o conteúdo e que este siga um tema relacionado para não virar uma salada mista que no final não se relaciona com nada e perde o sentido.

clip_image001[10] Digamos que o tema seja “Meio Ambiente”. Buscar imagens para ilustrar, produzir textos bem escritos e simples e atualizá-lo com certa frequência para que não seja abandonado.

clip_image001[11] Todas as postagens são automaticamente adicionadas aos servidores de busca e pode contribuir para que alguém mais aprenda sobre o assunto que você estiver escrevendo com seus alunos. Vale a pena. Testado e aprovado.

clip_image001[12] Esta é a ideia, mas como utilizar descubra você mesmo porque não existe um manual, apenas sugestões que podem ser melhoradas na prática.

Observações: Pode ser criado apenas um blog para o grupo ou blogs individuais. O professor pode manter um blog onde publique matérias relacionadas ao que está sendo trabalhado na sala de aula para que os alunos ampliem seus conhecimentos, etc.

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." Provérbio chinês

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.