quinta-feira, 25 de março de 2010

Tutorial – Tudo sobre e-mail

Por Alda Cavalcante Bezerra

O e-mail (correio eletrônico) permite que você se corresponda utilizando a internet com pessoas de qualquer lugar do mundo. Para isso, basta que você e seu contato possuam uma conta de e-mail em um dos serviços oferecidos (muitos deles gratuitamente) na internet, tais como: hotmail, yahoo, ig, gmail.

Historicamente, o e-mail surgiu em 1965 e hoje em dia é um dos meios mais utilizados na troca de informações entre pessoas de localidades diversas.

 

Criando sua conta de e-mail

Vamos utilizar como exemplo o serviço mais popular da atualidade, que é o hotmail.

  1. Clique aqui e abrirá a página inicial do Hotmail.
  2. Localize na página o texto: INSCREVER-SE. Clique em cima. (Observe a figura abaixo:

image

3. Na página que abre vamos informar os dados para criar a conta de e-mail. Observe a figura abaixo e siga os passos.

4. Onde vemos Windows live ID, você vai criar o seu login. É com ele que você poderá ter acesso à sua conta de e-mail. Seu login pode ser o seu nome acrescido de números, um apelido, enfim.. alguma palavra que você possa se lembrar depois. Após digitar o login desejado, você clica em verificar disponibilidade para ver se essa conta ainda não foi criada por ninguém. Como não podem existir e-mails iguais, se disser que ese login já existe você digita alguma outra palavra ou aceita um dos que lhe for indicado pelo próprio sistema.

5. Feito isso, é hora de criar a sua senha. Lembre-se que a senha é algo pessoa, e não deve passá-la a ninguém. Quem tiver sua senha pode ler todos os seus e-mails e/ou enviá-los como se fosse você. Use uma sequência de letras ou números e decore. Não é recomendado usar datas de aniversário, número de telefones, pois estes podem ser facilmente descobertos por pessoas mal intencionadas.

6. Digite a senha novamente para confirmá-la.

7. Digite um e-mail alternativo  para conseguir recuperar a sua senha em caso de esquecimento. Se este é o seu primeiro e-mail, inventa um e-mail qualquer só para conseguir ir para os próximos passos. Ex: seunome@hotmail.com

8. Prrencha as informações solicitadas: seu nome, sobrenome, país, CEP, sexo e ano de nascimento.

9. Na caixa caracteres, digite as letras que você vê na caixa acima, tais como elas aparecem. No exemplo da figura as letras são: YR8H9BCZ

10. Clique em aceito e seu e-mail estará criado. Pronto, seja bem vindo à INCLUSÃO DIGITAL!

Para que serve o e-mail

  1. Para enviar mensagens de correio eletrônico através da internet. No momento que você acaba de enviar, o destinatário já está recebendo. É como um serviço de cartas, só que pela internet. Pode ser usado tanto para assuntos pessoais como profissionais.
  2. Você pode enviar arquivos (textos, slides, músicas, fotos digitais, etc) com o limite de 10 MB. Ou seja, se não conseguir anexar o seu arquivo é porque ele é maior do que esse limite estipulado e o serviço de e-mail não irá conseguir anexar.

Como utilizo o e-mail

Vou explicar como fazer o bom uso do e-mail, como ler suas mensagens, enviá-las, anexar arquivos, etc. Acompanhe:

Entrando na conta

Observe a figura abaixo e siga os passos:

  1. Digite www.hotmail.com na barra de endereços do seu navegador (internet explorer, mozila firefox, etc);
  2. Observe do lado direito na imagem, onde tem Windows live ID você coloca aquele login que criou na etapa anterior. Coloque a senha onde está pedindo e clique em entrar.

imagem1

3. Nisso, irá abrir a sua caixa de entrada propriamente dita. É aí que você irá poder ler e enviar os seus e-mails.

Lendo e-mails

Você seguiu os passos acima e entrou na sua conta, agora vamos aprender a ler os e-mails recebidos. Como sua conta ainda é nova, você só vai ter o e-mail de boas vindas da Microsoft.

Clicando na caixa de entrada serão exibidas as mensagens recebidas. Como nota-se na imagem acima, temos um e-mail intitulado Introdução ao Windows Live Hotmail. Para verificar seu conteúdo, é só clicar sobre o título da mensagem.

Enviando e-mails

Ainda observando na figura acima, vemos a opção “Novo”. Ao clicar sobre esse menu será aberto uma nova mensagem.

  1. No campo “Para” você digita o e-mail do destinatário. Destinatário é a pessoa para quem você vai enviar o e-mail. Você precisa, obviamente, saber o e-mail do seu contato.
  2. No campo “assunto” você pôe um pequeno título para sua mensagem.
  3. No espaço logo abaixo você compôe o seu texto (escreve a mensagem propriamente dita). Aí se você quiser pode alterar a fonte, a cor, tamanho, incluir emoticons, etc.
  4. Terminou de redigir a mensagem, clica em “Enviar” e sua mensagem será imediatamente enviada.

Encaminhando mensagens

Você acaba de ler uma mensagem, gosta do seu conteúdo e deseja compartilhá-la com seus contatos, para isso você irá utilizar a opção “encaminhar”.

  1. Clicar em encaminhar, digitar o e-mail do destinatário e enviar. Isto fará com que você envie uma cópia idêntica da mensagem que você recebeu. É uma função bastante utilizada.

Respondendo e-mails

Você recebe e-mail de alguém e deseja respondê-lo. Basta clicar na opção responder, digitar o seu texto e clicar em enviar. O e-mail do destinatário aparecerá automaticamente no campo “para” e você não precisa digitá-lo manualmente.

Anexando arquivos

Essa opção serve para você encaminhar fotos, documentos, slides, pequenos programas, etc.

Para começar, use o mesmo procedimento de enviar e-mails, clicando sobre “Novo” e compondo a mensagem. Digite o destinatário, assunto e clique em anexar.

Depois clique no botão “Enviar arquivo”, localize a pasta onde se encontra o seu arquivo a ser enviado e selecione-o.

Clique em abrir e seu arquivo será anexado. Aguarde uns segundos, ou minutos, dependendo do tamanho do arquivo.

Para se certificar de que o arquivo foi anexado com sucesso, observe no seu e-mail se aparece as informações como observa-se na imagem acima: deve aparecer especificado o tamano total do arquivo, o nome e sua extensão. No exemplo a extenção é JPG pois se trata de uma imagem.

arquivo anexado, mensagem escrita e destinatário especificado, é só enviar o seu e-mail clicando em “enviar”.

Outras informações

Descrição de para que servem as pastas:

Caixa de entrada – como já foi mencionado, é onde se encontra os seus e-mails recebidos.

Lixo – são os e-mails classificados como spam.

Rascunhos – quando você está digitando uma mensagem, ela é automaticamente salva nesta pasta para evitar que você a perca caso aconteça algum imprevisto. Também pode salvar nela uma mensagem que você deseja continuar escrevendo mais tarde.

Enviados – nesta pasta ficam os e-mails que você enviou.

Excluídos - é para onde vão as mensagens que você excluiu da sua caixa de entrada e de outras que você vier a criar.

Basicamente é isso. Dominando esses procedimentos estará apto a enviar e receber seus e-mails e fazer uma boa utilização desse meio de comunicação que favorece muito a troca de informações na atualidade.

Para criar e utilizar e-mails de outras contas (yahoo, gmail, etc) é basicamente a mesma coisa.

Se ficou alguma dúvida ou deseja comentar o assunto, deixe seu comentário abaixo, blz?

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.