domingo, 18 de abril de 2010

Dia Nacional da Literatura Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de são paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.

Dentre seus principais personagens estão d. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, pedrinho e narizinho, netos de d. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros.

 

Vida de Monteiro Lobato

"Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta."
(Entrevista a Celestino Silveira, anos 40)

1 Comentário:

Anônimo disse...

adoro os contos da emilía!

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.