quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mulaci – filha do Saci e da Mula-sem-cabeça

LENDA DA MULACI

O Folclore desperta o imaginário das pessoas e nos causa emoções diversas: medo, fantasia, enlevo, curiosidade e tantas outras. Trabalhar o folclore é resgatar nossas raízes populares e não deixar que elas se percam em meio a tantas novidades que nos circundam diariamente.

Mulaci, personagem criada pela professora Lindalva, ganhou a simpatia dos alunos, demais professores e equipe da escola. Ao ler pela primeira vez achei muito engraçado imaginar uma figura que seja fruto da união do Saci e da Mula-sem-cabeça. Imagina do que não deve ser capaz essa criatura!

Quem poderia imaginar que o Saci, o moleque arteiro do nosso folclore, iria se apaixonar pela Mula-sem-cabeça??? Mas como sabemos o amor pode nascer onde menos esperamos!!!

Vamos conhecer esse bicho diferente… MULACI.

SURGIU A PARTIR DA LENDA MULA-SEM-CABEÇA E DO SACI-PERERÊ, PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO, LENDAS E MITOS.

MULACI: UMA SÓ VERSÃO

INTRODUÇÃO:

ESTA É UMA LENDA AINDA NÃO CONHECIDA, ELA POVOA O IMAGINÁRIO, PRINCIPALMENTE DAS PESSOAS QUE HABITAM REGIÕES RURAIS DO NOSSO PAÍS. ESTE PERSONAGEM FOLCLÓRICO É UMA JUNÇÃO DO SACI-PERERÊ COM A MULA-SEM-CABEÇA.

DE ACORDO COM A LENDA, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS O SACI PERERÊ SE ENCANTOU PELA BELEZA DA MULA-SEM-CABEÇA. OS DOIS COMEÇARAM A NAMORAR E RESOLVERAM SE CASAR. COM O PASSAR DO TEMPO NASCEU O FILHOTE DA MULA-SEM-CABEÇA COM O SACI-PERERÊ.

ERA UM BICHO MUITO ESQUISITO. TINHA A CABEÇA DE SACI E O CORPO DE MULA, APENAS COM TRÊS PERNAS, FALTAVA-LHE UMA DAS PERNAS. DEPOIS DE MUITO PENSAR OS DOIS CHEGARAM A CONCLUSÃO: VAMOS LHE CHAMAR DE MULACI, ESSE BICHO DIFERENTE.

E ASSIM SURGIU MULACI, QUE NOS DIAS DE LUA CHEIA SAI FLORESTA AFORA, CORRENDO E SOLTANDO FUMAÇA PELA ORELHA, ASSUSTANDO ANIMAIS E VIAJANTES E FAZENDO TRAVESSURAS.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.