sexta-feira, 1 de outubro de 2010

JClick Author – Programa de autoração para criar Atividades Pedagógicas

Por Alda Cavalcante Bezerra

O programa JClick possibilita que o professor crie atividades pedagógicas para serem realizadas com a utilização do computador.

 

Com algum conhecimento de informática, criatividade e disponibilidade, é possível criar jogos como quebra-cabeça, jogo da memória, jogos associativos, caça-palavras, esconde-letras/palavras/frases, etc.

Na internet encontram-se tutoriais explicando como elaborar as atividades. São tutoriais muito explicativos e de fácil compreensão. Dê uma busca no google e youtube.

O programa JClick você pode baixar aqui. Não se esqueça de baixar o instalador, o player (programa para visualizar as atividades) e o author (que é o programa onde criará as atividades). Embora a página esteja em espanhol, tem a opção de instalar o programa em português, basta selecionar a linguagem no início da instalação.

É necessário ter a plataforma java instalada no seu micro para poder rodar o programa. Se não tiver, baixe o java no baixaki ou superdownloads.

Estou fazendo experiências com o programa há uma semana e ele permite uma variedade muito grande de opções para se elaborar as mais diversas atividades, utilizando texto, imagem, vídeo, sons, etc.

É interessante acompanhar o tutorial e já ir realizando as atividades propostas, já que para aprender a se usar os recursos informáticos nada melhor do que a prática. É fazendo e aprendendo e vice-versa.

Um ponto muito interessante de um software de autoração é a possibilidade criar uma atividade ou sequências de atividades de maneira autoral, personalizada, que de fato atenda a realidade da sala. Permite que o professor elabore o conteúdo da sua maneira, enfatizando os objetivos que deseja alcançar.

Vou disponibilizar um exemplo para que possam avaliar, mas adianto que é minha primeira tentativa e ainda há o que se melhorar. É necessário descompactar o arquivo rar. Baixe a atividade-exemplo aqui.

Imagem de tela de exercício de caça-palavras criado com o JClick

O amanhã, eu não posso viver hoje. Mas o hoje eu posso. (Fernando Lapolli)

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.