segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fique por dentro – Computação em nuvem

Por Alda Cavalcante Bezerra

image

Computação nas nuvens ou “clouding computing” (em inglês) é mais uma nova tendência da computação que vem ganhando espaço e adeptos no mundo todo. Trata-se de uma nova maneira de utilizar a computação que propicia mobilidade aos usuários, já que os programas e arquivos ficam todos salvos em servidores que podem ser acessados através da internet de qualquer lugar do planeta em que você esteja.

Portanto, não será necessário ao usuário comum que este possua um super computador para armazenar seus arquivos e/ou programas. O usuário terá ao seu dispor um servidor onde poderá guardar todos os seus documentos. Nuvem portanto refere-se a servidor, que hoje possuem cada vez mais capacidade de armazenamento. O servidor poderia ser comparado a um disco rígido de grande capacidade que estará disponível em uma central que você acessa pela internet e faz upload (envia) seus arquivos.

Se você viaja para outro estado ou país, por exemplo, não necessita levar todos os seus arquivos armazenados no computador. Já pensou o transtorno em caso de roubo? Se seu notebook é levado junto com seus arquivos confidenciais, estará tudo perdido. Seu trabalho de semanas, meses ou anos… tudo acabado porque alguém roubou seu notebook.

Logo, não haverá necessidade de se investir em super computadores, mas sim um computador de configuração mínima que possa ser usado para acessar a internet. Se você armazenar seus documentos nas “nuvens” eles estarão lá sempre que você precisar utilizá-los.

O que você precisa fazer para utilizar esse novo recurso? Primeiro, usar um computador com acesso a internet. Este computador pode ser o seu micro pessoal, notebook, computador de uma lan house, ou seja, qualquer computador no mundo com acesso a internet.

O google mais uma vez saiu na frente e já oferece serviços gratuitos de computação em nuvem, é o google docs. Com o google docs você cria arquivos de texto, planilhas, apresentações, formulários e armazena no próprio servidor do google. A partir de qualquer computador com acesso a internet, você pode fazer edições de seus arquivos, impressões, etc. Basta ter uma conta no gmail e terá acesso a essa plataforma de edição e armazenamento de arquivos.

Há também os serviços google de armazenamento de fotos, como o álbum de fotos do picasa. O youtube pode ser considerado um serviço de computação em nuvem, já que armazena vídeos pessoais.

A microsoft recentemente também lançou um serviço de computação em nuvem, que é o skydrive, que oferece o armazenamento de documentos tais como texto, fotos, vídeos, limitados ao espaço de 5 GB. Entrando com sua senha do hotmail, encontra-se essa ferramenta no menu de opções. Lá também é disponibilizado o Microsoft Office em versão online. Isso mesmo, você pode criar, editar, salvar documentos de texto no word, panilhas em excel, tudo online. Seus arquivos podem ser salvos no próprio servidor da microsoft ou podem ser baixados para seu computador.

Esses espaços podem ser considerados como um pendrive virtual, guarde neles tudo o que você precisa acessar de qualquer lugar.

Vantagens:

  • Você terá acesso aos seus arquivos a partir de qualquer computador em qualquer localização do planeta;
  • Seus arquivos ficam protegidos por senha e você pode escolher as pessoas que poderão ter acesso a ele;
  • Mesmo que você não tenha os softwares instalados no computador, tais como o word por exemplo, você pode utilizá-los diretamente através do site, tudo online.
  • Praticidade, mobilidade, portabilidade – que é o que há de mais moderno oferecido pelas tecnologias.
  • Você não perde seus arquivos se precisar formatar o seu computador.

Desvantagens:

  • Se houver um problema no servidor, você pode perder todos os seus arquivos, para não ter esse problema mantenha uma cópia atualizada em local seguro;
  • Cuidado redobrado com suas senhas para evitar que pessoas indesejadas tenha acesso aos seus documentos pessoais.

Já existem outros inúmeros servidores que permitem o armazenamento em nuvem, se interessou pesquise um pouco mais e veja que serviço lhe dá maior vantagem. Entre prós e contras, os prós ganham em larga escala, então modernize-se e utilize desde já o conceito de computação em nuvem.

1 Comentário:

Vespa A. Borges disse...

Otimo vou optar por este caminho..veremos ...

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.