quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aproveitando suas férias com saúde

image

Como é bom sair de férias! Após um ano de trabalho duro ou de muito estudo, chega o momento de poder esquecer do relógio, das obrigações e compromissos. Planejar as férias já é o primeiro passo de prazer: viajar? Passear na nossa própria cidade, sem lenço e sem documento? Visitar amigos ou parentes que não se vê há tanto tempo? Ir para um hotel nas montanhas ou para a praia? O dólar está alto... Dá para viajar para o exterior? Mas, só não esqueça de planejar também a saúde e os cuidados com a alergia para poder aproveitar melhor seus merecidos momentos de lazer.

Férias em casa
Aproveite a oportunidade para observar os pontos que podem ser melhorados no controle do ambiente de sua casa. O seu quarto está precisando de uma arrumação? Você tem acumulado coisas desnecessárias com o passar do tempo?
- Areje a casa, deixe janelas abertas. Verifique se existe algum foco de umidade ou mofo. Os travesseiros e colchões estão encapados?
- Desfaça do excesso de papéis, revistas e livros. O ambiente do quarto deve ser gostoso, sem objetos desnecessários que acumulem o pó.Se tiver estantes no quarto, mande colocar portas de vidro que protejam da poeira.
- Saia da rotina: programe atividades ao ar livre:caminhadas, passeios, diariamente.

Férias em hotéis
Conheça o hotel com antecedência. Se não for possível, ao fazer reservas, pergunte:
- sobre a localização do hotel, se é um local ensolarado nessa época do ano - a construção é antiga ou moderna?
- possui carpetes?
E lembre-se de levar seu travesseiro já encapado e seu edredon.

Férias em casas de veraneio
Em primeiro lugar, é importante saber se a casa fica fechada a maior parte do tempo ou se alguém a habita. Providencie:
- Peça que alguém faça uma boa limpeza e areje a casa antes de sua chegada
- Leve com você um plástico tipo napa ou protetores impermeáveis para os colchões
- Leve um travesseiro (já forrado) e sua própria roupa de cama
- Não use roupas pessoais, de banho ou de cama que estejam guardados em armários nessas casas fechadas, mesmo que não tenham cheiro de mofo.

Férias em casa de parentes
Se você tem intimidade para passar alguns dias de férias com um parente, certamente poderá conversar de forma clara, para evitar aborrecimentos futuros. Procure saber as condições da casa: - o quarto que você ocupará é acarpetado?
- Alguém é fumante?
- Existem animais na casa?
Mas... o bom convidado é aquele que procura não alterar a rotina do anfitrião. Se tiver dúvidas quanto à convivência com as pessoas, é melhor não se impor, modificar os planos e manter a amizade.

Férias no exterior
Procure conhecer previamente as condições climáticas do local para onde você irá viajar. Mas, atenção: nem sempre o asmático piorará em locais frios.
De uma maneira geral, os locais muito frios são mais secos e bem tolerados.
Ao contrário, locais com praia, de clima mais ameno podem ser muito úmidos e provocar sintomas. Na realidade, cada pessoa tem suas características individuais e por isso não vale uma regra geral que sirva para qualquer um.

Dicas importantes
- Converse com seu médico para que ele lhe oriente um plano de ação durante as férias
- Leve seus remédios de uso contínuo para controle da asma . Se possível, leve uma quantidade maior, para o caso da sua viagem se prolongar.
- Leve remédios de alívio para o caso de surgir alguma crise
- Informe-se sobre o local onde há atendimento de pronto socorro ou se o seu plano de saúde atende em algum hospital específico na cidade que escolhida para passar as férias.

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com/2006/12/como-aproveitar-sua-viagem-de-frias-com_16.html

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.