domingo, 18 de setembro de 2011

Exposição de objetos antigos

Durante o mês de Agosto foi realizado o projeto “Folclore” com os alunos dos quintos anos A e B da EMEIEF Adélia Krempel de Prince, uma parceria realizada com a professora Elaine Faustino Barros.

O objetivo principal do projeto era resgatar a cultura popular, que é muito rica, dentre outras coisas, em estórias, crenças e tradições passadas de geração em geração.

Na primeira semana de setembro foi realizada uma exposição de objetos antigos nas dependências do Anfiteatro Alonso Escobar. Os objetos foram trazidos pelos alunos e pertenceram a seus familiares.

A exposição encantou os alunos e os professores da escola, além de alguns visitantes que puderam apreciá-la. Os alunos conheceram peças antigas que foram usadas pelos seus avós, como por exemplo a lamparina, lampião, moringa, ferro a brasa, panela de barro, máquina de datilografia, disco de vinil, dinheiro antigo, relógio de bolso e outras antiguidades, além de fotos antigas.

Quem já tomou a água fresca de uma moringa? E aquele café quentinho moído na hora? Já viu seus pais ou avós fumando cachimbo? Tanta coisa para lembrar!

Com este trabalho foi possível perceber que é importante conhecer o passado para entender o presente. Que tudo que existe hoje e que contribui para a melhoria de nossa qualidade de vida começou a ser talhado há muitos anos atrás. Na prática, pudemos reconhecer o valor histórico como base formadora do que somos hoje.

Fotos:

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.