domingo, 18 de setembro de 2011

Orkut “hackeado”. O que fazer?

novo-orkut1

Tem sido muito frequente ouvir a expressão: “meu orkut foi hackeado”. Isto, nada mais é, do que ter a senha do orkut roubada grotescamente. Sim, porque com alguns cuidados bem simples é possível evitar que isso aconteça.

Vamos a eles:

1. Não forneça sua senha a ninguém;

2. Ao criar sua senha, evite usar palavras ou números óbvios, tais como número de celular, data de aniversários, nome de pessoas conhecidas;

3. Ainda quanto à senha, procure criar uma senha com letras e números, fica mais difícil de algum engraçadinho conseguir descobrir.

4. Esta dica é muito importante e tem sido o principal meio pelo qual os que se acham “os verdadeiros hackers” conseguirem roubar sua senha. Ao usar um computador público (em lan house, escolas, Acessa São Paulo) ou na casa de amigos e parentes, tome uma medida simples e eficaz que te protege desses baderneiros sem noção: clique em “sair” e faça logout da sua conta.

A opção “sair” fica no canto superior direito da tela. Clique sobre esta opção sempre que for se ausentar do computador. Com este procedimento a sessão do orkut é finalizada e você estará protegido desse incômodo.

E como que a senha é roubada?

No item 4, por exemplo, digamos que você saiu da lan house, não encerrou sua sessão do orkut. Uma segunda pessoa, mal intencionada, que usa o mesmo micro que você usou, simplesmente encontra sua conta aberta e a primeira coisa que faz é trocar sua senha. Pronto, você já não consegue ter acesso à sua conta. É até um erro dizer que isso seja hackear, pois hackear deduz que a pessoa tenha que ter algum conhecimento técnico mais avançado, isso foi simplesmente uma invasão, um roubo grotesco mesmo. Você facilitou e a pessoa se aproveitou da situação.

Outra maneira que utilizam para roubar senha é saber qual o e-mail que a vítima usa para logar, o invasor vai tentando algumas senhas óbvias já que a maioria das pessoas usam datas de aniversário, números de telefones, nomes de pessoas como sua senha principal. Como já foi dito, para evitar esse problema, crie senhas difíceis de serem descobertas.

Há outros métodos bem mais requintados, mas os mais utilizados com certeza são esses dois citados acima.

Sua senha já foi roubada, e agora, como recuperá-la?

Não vou detalhar demais para não dar ideias aos invasores, mas simplificando:

1. Sabe quem invadiu? Peça a essa pessoa que ela tenha a decência de te dizer qual a nova senha. De posse da senha, rapidamente a troque e passe a tomar mais cuidado.

2. Na página inicial do orkut tem uma opção para que você recupere a sua senha. Observe na imagem abaixo, onde diz “Não consegue acessar sua conta?” Clique sobre esta opção e siga os procedimentos que são indicados. Com um pouco de sorte e se o invasor for bastante primário você irá conseguir recuperar sua senha.

Essa prática de roubo de senha é bastante comum, pode gerar transtornos já que não se sabe que uso que a pessoa irá fazer da sua conta, portanto tome bastante cuidado.

Navegar na internet exige que se tenha bastante responsabilidade. Seja responsável e preserve a sua conta e também não tente roubar as senhas alheias porque essa brincadeira não tem graça nenhuma. Tem muita coisa mais interessante para se aprender a fazer na internet.

Obs. Estes cuidados acima podem ser tomados em relação ao facebook, contas de e-mail, mensageiros instantâneos e tudo o que se usa senha para logar. A regra básica é: usar e sair.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.