sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Software didático–Italc

image

Depois de pesquisar por uma semana, trocar ideias através da internet com técnicos ou professores que já usam o programa, consegui instalar e configurar o italc nos computadores da sala de informática que usam o sistema operacional linux.

O italc é um software didático que permite aos professores a possibilidade de controlar todos os computadores da rede do laboratório de informática. O software é open source, isso quer dizer que não requer licença de uso.

É possível visualizar a tela dos computadores dos alunos, enviar mensagens para usuários específicos, fazer intervenção remota, exibir a tela do computador servidor nos demais terminais de acesso de forma que todos possam assistir uma mesma apresentação, bloquear o acesso às máquinas, desligar os computadores, enfim, permite que o professor tenha um maior controle e visualização do que os alunos estão acessando. Pode-se dizer que é parecido com um gerenciador de lan-house, mas a sua finalidade é didática e instrucional.

Como vemos na imagem abaixo, a tela de todos os computadores do laboratório aparece no monitor do computador servidor.

Acho que quem não vai gostar muito desta ferramenta são os alunos, mas para os professores é ótima!

italc1

É necessário que se instale o programa gerenciador no computador do professor e o aplicativo cliente nas máquinas dos alunos.

Seguindo as etapas do tutorial abaixo é possível instalar o programa no linux educacional. Tutorial para estações multiterminais, pregão 83/2008.

Agradecimentos ao Joverany Silva que me enviou por e-mail o tutorial passo-a-passo.

http://joverany.blogspot.com/2011/06/instalando-e-configurando-o-italc-em.html

Manual do italc em português

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.