sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Italc - Algumas considerações


O uso do software Italc se tornou essencial durante as aulas de informática.
Aqui na sala de informática da escola, temos 16 computadores recebidos do governo, todos tem o Linux Educacional instalado, estão em rede e também usamos a internet banda larga do governo federal.
Só comentando, o Linux realmente é tudo o que falam de bom e muito mais. Já estou familiarizada com ele e instalo os softwares que são necessários conforme vou precisando deles. Adoro aprender algo novo sobre informática, e utilizar o Linux tem sido desafiante, tenho aprendido muito e o sistema é estável e seguro pra se usar. Assim, aprimoro também meus conhecimentos, de maneira autodidata.
Mas vamos ao que viemos e o assunto é: “ITALC”.
Depois que descobri esse programa e instalei no micro servidor, digamos que facilitou e melhorou a didática das aulas. Com ele, posso exibir a tela do micro servidor na tela dos alunos e eles acompanham uma apresentação da aula. Durante esse tempo, o teclado e o mouse ficam bloqueados, portanto não resta muita alternativa a eles a não ser de prestarem atenção no que é exibido em suas telas.
Às vezes você está explicando e tem sempre aquele aluno que quer entrar numa página da internet, quer ser espertinho e abrir outro aplicativo... pois é, com o teclado e mouse bloqueados não tem como eles fazerem isso. O que mostro na minha tela aparece na deles e posso tranquilamente ir explicando a aula.
É também bastante interessante usar recursos com imagens, coisas bem atrativas, que vão participar bastante da aula e prendem a atenção com mais facilidade.
Usando este mesmo recurso, também posso escolher a tela de um dos alunos para ser exibida na tela dos demais. Então se algum aluno fez algo diferente, algo que deva ser mostrado aos demais, valorizando assim o que o aluno fez, é só clicar sobre a tela dele e escolher que apareça pra todos.
Depois de exibir a aula desejada, libera o acesso para as máquinas dos alunos e eles podem realizar a tarefa solicitada.
Para quem trabalha no laboratório de informática, este programa está mais que recomendado. Com ele dá pra ganhar tempo e mais eficiência durante a explicação das aulas.
Outras funções, também bastante úteis: desligar todos os computadores de uma vez, enviar mensagens para alunos específicos ou para a sala toda alertando ou advertindo alguma coisa, reiniciar computador específico ou todos, visualizar o que os alunos estão fazendo em seus computadores (a tela de cada um aparece no micro servidor), fazer assistência remota em computador específico e em casos extremos, bloquear o pc daquele aluno que já foi advertido e continua realizando algo que não deveria.
Os computadores aqui da sala são multiterminais, ou seja, em cada CPU estão ligados dois monitores. É diferente o procedimento de instalação da CPU que tem apenas um monitor conectado a ele.
Consegui fazer a instalação após participar de fóruns e buscar ajuda de outros usuários do programa. Esta é uma vantagem da internet, você pode buscar ajuda específica sobre determinados assuntos nas comunidades, nos fóruns, pesquisar em outros blogs, etc. Algumas boas informações podem ser encontradas em inglês também, se consegue fazer a leitura vale a pena aprofundar melhor os conhecimentos neste software.
Se você trabalha com informática em sua escola, vale a pena instalar esse programa.
No meu blog tem algumas referências a este programa, para encontrar vá no campo “pesquisar” e busque mais informações. E na internet tem vários fóruns interessantes sobre o programa., inclusive com links para baixar o programa e links para instalar.
Pode ter certeza de que será de muita valia instalar o italc no seu laboratório de informática.
Como professora, recomendo.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.