domingo, 19 de maio de 2013

Como usar o Blog nas reuniões coletivas de professores

Os blogs foram criados para que pudessem ser usados para registrar na internet as atividades realizadas no dia-a-dia.

No blog é possível incorporar diversos materiais multimídia, tais como imagens, vídeos e ainda links que dão acesso a outras páginas, dando complemento e mais dinamismo a maneira como se apropria de novas informações.

A estrutura das postagens se apresenta em cronologia inversa, ou seja, as últimas postagens aparecem primeiro na página. As datas ficam registradas de maneira automática, e é muito fácil localizar no blog uma data específica, sendo uma ótima ferramenta para organizar e arquivar conteúdo.

O Blog permite o cadastro de vários autores. Sendo assim, várias pessoas podem publicar conteúdo no Blog de maneira colaborativa. Para isso é necessário que cada um tenha seu e-mail pessoal adicionado pelo administrador, que é o responsável por cuidar da página, editar o layout, definir os recursos que serão agregados ao Blog etc.

Pois bem, fala-se muito em usar as tecnologias com os alunos, mas pouco se fala em usá-las com e para o benefício do professor.

Algumas escolas costumam fazer registro dos assuntos tratados durante as reuniões pedagógicas coletivas. Deste modo, um professor fica responsável por registrar o que foi discutido em cada reunião, elaborando algo semelhante a uma ata, mas sem ter, necessariamente, a mesma formalidade.

E onde o Blog entra nisso?

O Blog pode ser utilizado como ferramenta para armazenar todo esse conteúdo produzido durante as reuniões.

Utilizar Blogs é um ato de consciência ecológica!

Vamos a alguns dados importantes:

Quantas folhas de papel dá pra fazer com uma árvore?

RE: Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano. Podia ser pior. Os finlandeses, primeiros no ranking, consomem 341 Kg. Fonte: http://revistagalileu.globo.com

Você sabia que:
- Para produzir 1 arvore são necessários 16 anos
- 1 folha pesa 4,5g e 220 folhas pesam 1kg
- 1 árvore produz em média 12 mil folhas
- 1 folha consome 0,045 Kw de energia e 0,45 litros de água. Fonte: http://www.elancers.net

Vídeo animado: De onde vem o papel

Vantagens do uso do Blog nas reuniões pedagógicas coletivas escolares:

  • Não será necessário imprimir o material de estudo, o que é uma atitude ecologicamente correta. Tanto falamos em preservar o meio ambiente e que exemplo temos dado? O que temos feito para colaborar com isso? Acha que é ridículo pensar nisso ou é algo que não faz diferença? Ok, então diga para onde é que vão esses papéis ao final do ano letivo? Quantas pessoas trabalham na escola e participam das reuniões? Faça algumas contas de multiplicação e veja o lixo que está sendo produzido. Que fique claro, não é o conteúdo que é lixo, mas o seu suporte em dias atuais. O destino final de um papel, mais cedo ou mais tarde, é o lixo.
  • Todos os textos podem ser publicados neste espaço, eu disso T-O-D-O-S!!! Sejam eles de estudo ou de reflexão, passe o tempo que passar e eles estarão nesta página, que inclusive pode ficar oculta apenas para as pessoas do grupo. Isso, o Blog não precisa ficar aberto para toda a rede mundial de computadores. Com apenas um clique, você define quem poderá ter acesso a ele, deixando-o restrito tão somente aos professores da escola, coordenadores, direção, enfim, é você que escolhe;
  • Se os textos ficam armazenados neste espaço, eles não irão parar no lixo. E através de uma pesquisa simples no Blog é possível encontrar um assunto que foi tratado numa reunião que aconteceu numa data específica. É só procurar pela data ou por assunto. E no registro impresso, temos essa facilidade?
  • Em apenas UM blog pode ser armazenado todo o conteúdo (elaborado por todos), que pode ser acessado pelas pessoas do grupo sem a necessidade de cada integrante ir acumulando individualmente  o material impresso. Ou seja, ao final da reunião com material impresso cada participante sai com alguns papéis na bolsa. Ao final de uma reunião que utilizou o blog, ninguém precisa acumular papel nenhum, basta acessar a página quando desejar e ter acesso ao material postado;
  • É possível ilustrar a postagem com recursos audiovisuais. Você escreve o seu texto, insere imagens, vídeos, fica visualmente atraente e motivador. Também pode linkar páginas que complementam o assunto, que pode ser acessado em momento oportuno por quem desejar ampliar os conhecimentos;
  • Abaixo das postagens há um campo para comentários, onde cada participante pode registrar suas reflexões;
  • O professor desenvolve novas habilidades, aprende a trabalhar com um recurso simples e fácil de usar que é o Blog, mas que para quem não conhece parece um bicho-de-sete-cabeças.

Então é isso. De maneira simples, cada professor pode postar o seu conteúdo que será visualizado por todos os outros, estando acessível em qualquer lugar do planeta em que se encontre, bastando para isso ter acesso à internet.

A ideia é boa, mas como usar isso na prática? Talvez você esteja se perguntando isso agora, pois vamos lá. Não é impossível, muito pelo contrário.

Atualmente, as escolas possuem laboratórios de informática. E ainda, um ou outro professor tem um notebook, tablet ou até mesmo um celular que tem acesso à Internet.

Possibilidades:

  1. Bastaria que as reuniões acontecessem no laboratório de informática;
  2. Pode ser solicitado aos professores que tem notebook, tablet ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet que o trouxessem durante as reuniões.
  3. O responsável pela reunião, posta antecipadamente o conteúdo que irá abordar.
  4. Os participantes, reunidos no ambiente de reuniões, acessa o blog e acompanha na tela a leitura e as explanações do tema, participando oralmente.
  5. Ao final, cada participante pode fazer comentários escritos que ficam registrados no próprio blog, logo abaixo do conteúdo estudado.

Note, boa parte das escolas tem um link dedicado com acesso a internet, se a sua escola não tem, verifique, pois o Governo Federal tem o Programa Banda Larga nas Escolas que é justamente para facilitar a inclusão digital das escolas do país. Acredito que o programa não tenha alcançado ainda todas as instituições escolares (não procurei dados), mas a ideia de se usar Blog nas reuniões é pensada para quem já tem conexão com a internet em sua escola.

Podendo ir ainda mais longe, alguns serviços na internet disponibilizam ferramentas com as quais se pode elaborar pesquisas, avaliações e com elas se pode gerenciar a criação de pesquisas conforme o intuito do gestor. Já escrevi uma matéria anteriormente que explica como criar formulários de avaliação usando o google docs, para acessar clique aqui.

Então, basicamente esta é a ideia, cujo objetivo é dinamizar as reuniões criando um arquivo permanente de registro que pode ser facilmente produzido e acessado por todos. E pensando ecologicamente é viável e estaremos contribuindo para diminuir o uso de papel impresso. Lembre que só você, assim como eu e cada brasileiro, consome meia árvore por ano, o que é um exagero quando se pensa que a maior parte desse gasto pode ser eliminado e por vezes pode ser considerado como desperdício.

Vamos fazer nossa parte para colaborar com a natureza, vamos utilizar mais os Blogs!

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.