sexta-feira, 17 de maio de 2013

Programa Gratuito de Extensão Universitária–Apoio ao Professor

apoio ao professor

O Programa de Extensão universitária "Apoio ao Professor" é um curso gratuito oferecido aos professores de todo o país que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais.
Funciona na modalidade a distância, e é uma parceria com a Universidade Gama Filho, tendo apoio da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - com sede regional na América Latina e Caribe, representando o MERCOSUL.
Os impactos das novas tecnologias de comunicação e informação na educação motivou a elaboração de um curso de atualização para os usos dessas possibilidades no ensino médio e fundamental.
O programa foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, contando com a colaboração de educadores do Brasil e da Espanha. Aborda reflexões sobre o uso das tecnologias na educação.
Destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas, favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula.
Capacita o professor para a utilização prática das ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação etc.

Quem pode cursar

Qualquer pessoa  que atue ou se prepare para atuar no campo amplo da educação pode fazer os cursos de extensão universitária do Programa Apoio ao Professor.

Preferencialmente, deve-se ter cursado ou estar cursando alguma área de ensino superior relacionada à educação, como as de pedagogia, as diversas licenciaturas e todas as outras relacionadas à escola, como as de gestores,  educomunicadores, assistentes sociais, bibliotecários, psicólogos educacionais e educadores  sociais.

Parcerias

Carga horária dos módulos

São 4 módulos, cada módulo do curso de Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental tem duração de 12 horas.

Certificado

Ao final de cada módulo é emitido um certificado com carga horária de 12 horas cada um. Para obter o certificado, é preciso realizar uma avaliação e ter nota mínima de 7.0 pontos.

Módulos

1. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSOFICOS
2. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: DIDATICA APLICADA
3. NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORMAS
4. NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Como se inscrever

Para se inscrever no programa, clique aqui e faça sua matrícula. Depois aguarde as orientações que serão enviadas para o seu e-mail.

Minha opinião

O curso é interessante, traz informações atuais a respeito do uso prático das tecnologias na aprendizagem. Ainda, apresenta ferramentas que eu desconhecia, que achei relevantes e oportunas para a aplicação com os alunos. Por exemplo, existem redes sociais voltadas para o ensino e aprendizagem, onde professores e alunos têm à disposição uma plataforma onde é capaz de criar e compartilhar conteúdos, criar fóruns de discussão para atividades extra-curriculares, entre outras. Imagine um Facebook com ferramentas educacionais? Imaginou? Pois é, vale muito a pena conhecer estas e outras informações que o curso oferece.

Os certificados podem ser impressos e totalizam 48h que podem contabilizar pontos para promoção funcional.

A entidade é reconhecida, a didática é atraente e as informações são inovadoras.

Recomendo o curso a todo educador que deseje ampliar os conhecimentos e que pretenda se aproximar de seus alunos, adeptos e inseridos no mundo digital.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.