domingo, 10 de novembro de 2013

O que é Mapa Mental


Fonte da imagem: http://www.latec.ufrj.br/hipertexto/index.php/artigos-tecnicos/241-mapas-mentais.html

Afinal, o que são mapas mentais

 Mapa mental é um excelente suporte para desenvolver o pensamento e a aprendizagem.
Fazendo uso desse recurso, você consegue organizar o conteúdo estudado de maneira que pode visualizá-lo com maior facilidade, elaborando os conceitos e palavras-chaves mais adequados para facilitar seus estudos.
É uma maneira eficaz de aprender, de maneira organizada e otimizando o tempo.
O excesso de informações com o qual lidamos diariamente faz com que tenham dificuldade em fixar os conteúdos aprendidos. Os mapas mentais servem, portanto, para facilitar esse processo de aquisição e manutenção do conhecimento adquirido.
A partir de um tema, você estrutura todo o assunto sobre ele. Organiza as ideias principais, trabalha com cores para ativar a estrutura cerebral e torna possível sintetizar o conteúdo de tal maneira que consegue vê-lo numa única página.

Mapas mentais são diagramas hierarquizados de informações em estrutura de árvore.
É um método para gerir os conhecimentos que desenvolve a concentração e a inteligência.
É uma técnica de registrar as informações de maneira organizada e ordenada.

Para criar o seu mapa mental você primeiro seleciona o tema, dele você tira o máximo de palavras-chaves e conceitos resumidos. Pode utilizar cores e imagens, pois a informação gráfica ajuda a reter as informações no cérebro. A partir daí vai criando uma hierarquia com essas informações, organizando-as em forma de diagrama estruturado.

São recursos interessantes para potencializar a aprendizagem e para organizar apresentações (seminários, palestras etc).

A internet dispõe de instrumentos gratuitos para que você possa criar o seu mapa mental online. Um exemplo é o site Examtime. Nele você se cadastra e começa a criar gratuitamente os seus mapas. O site é bastante intuitivo, é só começar a fazer que se aprende como que faz.

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.