terça-feira, 11 de março de 2014

Como jogar Frisbee


O que é Frisbee


Frisbee é um esporte desafiador e estratégico, que através das atitudes dos jogadores e sem intervenção de juízes, atinge a meta de levar o disco até o final do campo do adversário.
A conquista de campo será o grande desafio, e saber fazê-lo de modo ágil e honesto será o grande desafio.

Flair Play


O Fair Play é a ética esportiva, que faz os praticantes procurarem jogar de maneira justa e não prejudicial contra o time adversário.

Valores do esporte


Trabalho em equipe
Ética / Valores
Comunicação
Relações Interpessoais
Planejamento
Administração de conflitos
Eficiência

Como surgiu o Frisbee


O Frisbee surgiu em 1968 dentro de uma fábrica de tortas, quando os funcionários da Frisbie Pies arremessavam as formas uns para os outros.

 Onde praticar


O Frisbee pode ser praticado em campos de areia ou grama.

Equipamentos necessários






Você vai precisar de um disco de material plástico de 175g e cerca de 25 cm de diâmetro. 




Como formar as equipes


Para jogar, é necessário formar duas equipes com 7 integrantes cada. O esporte é coletivo, podendo haver equipes mistas de homens e mulheres. É aceitável o mínimo de 5 jogadores de cada lado. 


Regras


O jogo de Frisbee não possui juiz, toda partida é guiada pela principal regra do esporte chamada ESPÍRITO DE JOGO.  

O espírito de jogo pode ser definido como o comportamento justo e por decisões baseadas nas regras e no fair play entre os jogadores envolvidos no lance. 

As demais regras do esporte são:

Não é permitido o contato intencional entre os jogadores;

O jogador que tem a posse do disco não pode correr, devendo passar o disco a um companheiro de equipe e podendo movimentar apenas um dos pés, fixando o outro como o pé de apoio;

O objetivo da equipe que esta atacando (que possui a posse do disco) é capturar o disco dentro da área do gol antes que este toque o chão, para assim marcar um ponto;

A equipe de defesa (que está sem a posse do disco) tem o objetivo de interceptar o disco no ar ou fazer com que a equipe de ataque derrube o disco no chão para assim poder atacar;
No caso de pedido de falta os jogadores envolvidos no lance devem discutir o ocorrido e optar em caso de acordo continuar a jogada da onde ela foi interrompida ou em caso de discordância o lance deve ser jogado novamente 

Duração do jogo


Baseado nas regras oficiais do esporte uma partida tem duração de hora e quarenta minutos ou até que uma das equipes marque 17 pontos. 

Benefícios do esporte


Além dos benefícios físicos, por ser um esporte que não tem a figura do árbitro, os praticantes desenvolvem um senso de justiça e a capacidade de avaliação de seus atos, formando assim um caráter ético e moral não só utilizado na prática do esporte, mas também aplicado no seu dia a dia. 


Como jogar Frisbee 

A marcação





A marcação é parte fundamental do jogo, e como fazê-la? Primeiro de tudo flexione levemente os joelhos, abra os braços e fique sempre na ponta dos pés. Para se mover e tentar impedir que seu adversário passe o disco faça primeiramente o movimento com os pés e em sequência com o corpo.


Aprendendo o ‘Fake’

Quando você esta com a posse do disco, precisa sempre passa-lo para um companheiro, para facilitar o seu passe e enganar a sua marcação utiliza-se o “fake” que nada mais é do que a simulação de tentativa de passe rápido com uma mudança de posicionamento e a realização de outro passe.

Para receber, faça o “cut”




Para receber o disco livre de marcação os jogadores usam a técnica chamada de “cut” que nada mais é que a mudança repentina de direção durante a corrida. Ou seja você deve iniciar sua corrida para um lado e executar uma mudança repentina de direção e correr para a recepção. A intenção do “cut” é ganhar distancia do marcador, podendo assim fazer uma recepção mais tranquila.

Passe e lançamento



Para executar um passe ou lançamento o fundamental é segurar o disco corretamente e girar o pulso para colocar giro no disco. Lembre-se não é a força que faz o disco ir mais longe e sim o giro aplicado sobre ele. 

Pulando e recebendo


Para receber o disco recomenda-se sempre para que o novo jogador utilize as duas mãos.

Os jogadores mais experientes tentam recepções com somente uma mão, mas
é sempre importante lembrar: nunca tire os olhos do disco.

Para ter sucesso na pegada do disco que vem sobre sua cabeça você deve sempre estar preparado para pular, porém deve prestar atenção na direção do disco, pois pular muito cedo pode fazer com que você o perca. 

Pedindo uma falta


As faltas acontecem normalmente quando ocorre algum contato brusco ou intencional, que faça você errar um passe ou não conseguir segurar um disco. A falta pedida é discutida entre os envolvidos e após um consenso a partida prossegue.

Siga o Disco

  
O principal ponto em uma partida, sempre siga o disco! Um disco que passa por você no alto não tem dono! Ou seja, prepare-se e corra atrás dele.



Informações retiradas da cartilha explicativa Ultimate Frisbee. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/631120_82c7add96bf94572b1cf9d05f0701441.pdf Acesso em: 11 mar. 2014.

Para saber mais, acesse: Frisbee Brasil

Imagens retiradas da internet.


1 Comentário:

Unknown disse...

Muito legal eu aprendi muito com todas as explicação

Postar um comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.